quinta-feira, 22 de julho de 2010

Número de caso de leptospirose já chega a 13 em PE

Depois das enchentes de junho, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou 13 casos de leptospirose em Pernambuco. São oito no Recife e os demais em Água Preta, Palmares, Primavera, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Existem ainda 145 enfermos suspeitos em casa e hospitais, 81 a mais que na semana passada, e 16 mortes em investigação.

Para diminuir riscos de nova exposição à doença do rato, a Secretaria Estadual de Saúde mantém nas cidades mais atingidas pelas enchentes ação de desratização. O trabalho, iniciado há mais de 15 dias com apoio das prefeituras do Grande Recife, passa a contar esta semana com técnicos da 4ª Gerência Regional de Saúde, sediada em Caruaru, no Agreste. Eles vão ajudar os colegas da 3ª Geres, cuja sede e equipamentos foram destruídos pelas enchentes dos dias 18 e 19, em Palmares.

O suporte é necessário também porque as prefeituras também não conseguiram retomar as atividades de rotina na vigilância às doenças, inclusive à dengue. A notificação de casos, por exemplo, ainda é feita de forma manual e enviada às equipes da 3ª Geres, que ocupam provisoriamente salas do Hospital Menino Jesus, e repassam os dados ao nível central da SES.

SERTÃO - Em Petrolina, o Hospital Dom Malan, gerenciado pelo Imip Hospitalar, vai ganhar dez leitos de UTI obstétrica até setembro. A notícia foi dada pela superintendência da unidade hospitalar, após reunião com o secretário de Saúde de Pernambuco, Frederico Amâncio. Os leitos são para mulheres com gravidez de alto risco e que podem, eventualmente, sofrer complicações no pós-parto. Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário